top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

ALIMENTOS QUE OS CÃES NÃO PODEM COMER

Dividir com os nossos cães alguns alimentos que comemos, pode desencadear várias lesões nos orgãos e até provocar a sua morte.


Cão a correr.
Lady

Por vezes é difícil dizer que não e, resistir àquele olhar que os nossos filhotes de pêlo nos fazem, para com eles partilharmos o que estamos a comer. Como já referi noutro artigo aqui no blog, dedicado aos gatos, os cães também não podem comer certos alimentos, correndo o risco de desencadear diversas reações que podem ir desde vómitos, diarreias, convulsões e até mesmo, a morte.


Fique a conhecer quais os alimentos que os cães NÃO devem comer...


ALHO, CEBOLINHO E CEBOLA

Contêm na sua composição uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, que pode causar anemia, aparecimento de sangue na urina, caso os animais consumam alimentos temperados com estes ingredientes. Se o seu cão os ingerir, ou se suspeitar que possa ter ingerido deve levá-lo ao veterinário.

AÇUCAR

Não é bom para nós, muito menos para os cães. Podem levar à obesidade, problemas dentários e até mesmo diabetes.


ABACATE

Os abacates contêm uma substância chamada Persin, que é altamente tóxica na maioria dos animais, incluindo os cães. Apenas uma pequena quantidade pode fazer o cão vomitar e ficar com diarreia.


ÁLCOOL

Qualquer alimento que contenha álcool não deve ser dado a um animal. Mesmo uma pequena quantidade causa vómitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte. E, quanto menor o cão, maior o efeito.


ALIMENTOS COM GORDURA

Para além de provocar obesidade, a gordura em excesso pode provocar vómitos, diarreia e danificar o pâncreas.

Muitas vezes os nossos patudos são atraídos por lamber os pratos, em caso de distração ou mesmo roubar alguns alimentos, tenha atenção!


AMENDOIM

Se não sabe se o seu cão é alérgico mantenha-o longe de amendoins. basta um simples cheirar de um amendoim para desencadear uma forte reação alérgica.


CAFÉ, CHÁ E BEBIDAS ENERGÉTICAS

A cafeína, em grandes quantidades pode ser fatal. E, não há nada a fazer nestes casos.

Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e convulsões.

De relembrar que a cafeína também pode ser encontrada no cacau, chocolate e em vários refrigerantes.


AMÊNDOAS

As amêndoas contêm ácido cianídrico, cuja ingestão pode provocar perturbações neurológicas, causar obstrução intestinal, especialmente em cães pequenos.


BRÓCULO

Subsiste a dúvida em relação aos bróculos. Pode ser consumido pelos cães em quantidades muito pequenas, porque contém isotiocianatos, moléculas que podem causar irritação gástrica.

É o mesmo se aplica à couve-flor e ao agrião.


CARNE E PEIXE CRU

Ambos podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Certos tipos de peixes como: salmão, truta, sável e esturjão podem conter um parasita que causa a "doença dos peixes".

Os sinais da doença são vómitos, febre e gânglios linfáticos inchados.

Esta doença pode ser fatal em 2 semanas. Os cães só devem comer peixe cozinhado e em pequenas quantidades, pois contém uma elevada percentagem de proteínas e gordura.

Nunca se esqueça de retirar todas as espinhas.

Os cães não devem comer carne de porco crua, enchidos de porco e presunto. Visto que esta carne pode estar contaminada com o vírus da doença de Aujeszky, que é assintomática nos porcos. Uma infeção deste vírus num cão é sempre fatal.

Importante cozinhar muito bem a carne e o peixe para matar todos os parasitas.


CHOCOLATE

O agente tóxico no chocolate é a teobromina, existente em todos os tipos de chocolate, mesmo no chocolate branco. Provoca vómitos, diarreia e sede excessiva.

Também pode causar alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e a morte.

É um dos alimentos mais conhecidos, que as pessoas na maioria sabe que os cães e os gatos não podem comer. Ao contrário dos gatos, os cães assim como nós, sentem-se atraídos pelo sabor do chocolate.


COGUMELOS

É um alimento que pode ser muito tóxico para cães e gatos, provocando problemas gástricos, de coração, fígado, rins entre outros. Pode ser mesmo fatal.


COUVES

Têm tendência a provocar inchaço nos cães, só devem comer pequenas porções de couves e sempre cozinhadas.


DOCES

O xilitol, serve de adoçante numa série de produtos, desde doces (gomas), pasta de dentes, e produtos de panificação. Pode causar um aumento da insulina, diminuindo o açúcar no sangue e levar à insuficiência hepática. Os sintomas iniciais são vómitos, letargia e perda de coordenação, podendo levar a convulsões.


ESPINAFRE

Os cães podem comer espinafre, mas não é o ideal para eles. O espinafre é rico em ácido oxálico, que bloqueia a capacidade do corpo de absorver cálcio e pode levar a danos nos rins.


ESPARGOS

Embora os espargos não sejam necessariamente perigosos para os cães, não faz sentido dá-los aos pequenotes. É muito duro para ser comido cru e, quando cozinhado perde os seus benefícios.


FRUTAS COM CAROÇO

O problema das frutas com sementes ou caroços: cerejas, ameixas, pêssegos, diospiros, entre outros com caroço... As sementes podem causar a inflamação do intestino delgado em cães, assim como obstrução intestinal.

A obstrução também pode acontecer se um cão comer o caroço de um pêssego ou de uma ameixa. No caso do caroço do pêssego e ameixa, é importante salientar que este contém cianeto, venenoso tanto para os seres humanos como para os cães.


FERMENTO

Faz a massa a inchar e pode esticar o abdómen dos cães provocando dor severa.

Além disso, a levedura fermenta a massa e, para fazê-la crescer produz álcool, que pode levar a intoxicação por álcool.


FEIJÃO E LEGUMINOSAS

O feijão ou qualquer outra leguminosa devem ser sempre cozinhadas, pois contêm uma proteína que crua é nociva não só para os cães, como também para nós.

Ao ingerir leguminosas cruas os cães podem ter vómitos, cólicas e fezes com sangue.


LEITE E DERIVADOS

O leite e os seus derivados podem causar diarreia e outros problemas digestivos, além de causar alergias alimentares, que por vezes se manifestam através de comichão.


NOZ MOSCADA E LOURO

Podem provocar convulsões, danos no sistema nervoso central e até mesmo a morte.

Em excesso esta toxicidade aplica-se também a nós próprios.


NOZES DE MACADÂMIA

Apenas de 4 a 6 nozes de macadâmia torrada ou crua (dependendo do tamanho do cão) podem provocar sintomas de envenenamento: tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vómitos, temperatura corporal elevada e frequência cardíaca rápida.


OVOS CRUS

Ao serem assim ingeridos, podem provocar intoxicação alimentar por bactérias como a

E. coli ou Salmonela. Existe também uma enzima nos ovos crus que interfere com a absorção de vitamina B, causando problemas de pele e no pêlo.


OSSOS

Os ossos de aves crus ou ossos cozinhados nunca devem ser dados aos cães.

Ao serem cozinhados ficam mais porosos e por isso facilmente se desfazem em pequenos fragmentos ao mastigar. Estes fragmentos podem ser bastante pontiagudos e por isso rasgar as paredes do estômago e intestinos. Estas lesões depois causam hemorragias e mesmo a morte.


PLANTAS SOLANÁCEAS

Como por exemplo: tomate, beringela, pimentos e batatas, quando contêm partes que não estão maduras e também nas partes greladas das batatas, contêm uma elevada concentração de solanina. Os sintomas de intoxicação com estes legumes são irritação das membranas mucosas, diarreia e vómitos.

Se quiser dar-lhe batata, pimento vermelho ou amarelo, faça-o apenas depois de os cozinhar!

Em relação ao tomate dê apenas as partes mais maduras e em pequenas quantidades.

Nunca dar as partes verdes destes legumes. Alguns alimentos só são tóxicos se o animal os comer crus, se os der cozinhados não há qualquer problema.


SAL

Não se devem dar alimentos salgados aos cães. Para além de provocar sede excessiva e intoxicação, o excesso de sal provoca: vómitos, diarreia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões, podendo até causar a morte.


TOMATE OU RUIBARBO

O consumo destes alimentos pode provocar distúrbios no sistema digestivo, nervoso e urinário.


UVAS E PASSAS

Podem causar falência renal nos cães, basta apenas uma pequena quantidade.

Vómitos e hiperactividade são os primeiros sintomas, começando ao fim de apenas um dia a ficar letárgico e deprimido.


Pode sempre fazer uma lista destes alimentos, para ter à mão e, não se esquecer do que não deve dar ao seu patudo!


foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page