top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

BOAS NOTÍCIAS...

Sabe sempre bem receber boas notícias, e hoje é sobre a natureza que vos trago duas importantes notícias, a primeira é que foi finalmente aprovada a Lei do Restauro da Natureza, a segunda é que o Lince Ibérico deixou de ser uma espécie ameaçada e passou a ter o estatuto de espécie vulnerável.

São realmente boas notícias, mas que requerem ainda muito trabalho...


Imagem de um lago, ao fundo uns montes, árvores e em primero plano um lindo vaso de flores cor de rosa.
A Lei do Restauro da Natureza foi aprovada!!

A LEI DO RESTAURO DA NATUREZA FOI APROVADA


Pode-se mesmo dizer que este foi um dos percursos mais tumultuosos da história da legislação da União Europeia. Ao fim de 2 anos de luta contra certas manobras políticas e jogos de interesse, a Lei de Restauro da Natureza da UE foi finalmente aprovada. Foi aprovada aquela que poderá ficar para a história como uma das leis de ambiente mais importantes da Europa no século XXI.


Esta vitória é de todos os que participaram na campanha RestoreNature ao enviarem uma mensagem clara aos eurodeputados de que os cidadãos europeus queriam esta lei aprovada.

Foi uma importante vitória nacional, mas que precisa ainda de ser concretizada a nível europeu não só em votação mas também em acções, mudanças que se querem urgentes e fundamentais para o restauro da natureza em Portugal.

A Lei do Restauro da Natureza prevê que todos os países da UE sejam obrigados a apresentar e adoptar um Plano Nacional de Restauro com objetivos específicos, os quais terão que prever o restauro de, pelo menos, 30% dos habitats terrestres, costeiros, marinhos e de água doce em estado de conservação desfavorável até 2030, 60% até 2040 e 90% até 2050.

É preciso agora garantir que Portugal e os restantes Estados-Membros cumpram os compromissos inerentes a esta lei.





O LINCE-IBÉRICO DEIXOU DE SER UMA ESPÉCIE AMEAÇADA


Esta é uma notícia que me traz muita alegria, confesso! Ao logo de vários anos, participei em várias acções e campanhas para ajudar a conservação do magnífico Lince Ibérico em Portugal, promovemos o trail do lince e estive também no CNRLI (Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico) em Silves.

Receber a notícia de que o lince-ibérico deixou de ser considerado uma espécie ameaçada é bastante positivo mas existe ainda um longo caminho a percorrer pois continua a ter o estatuto de espécie vulnerável.


A decisão para esta mudança é da União Internacional para a Conservação da Natureza, considerada a mais alta autoridade científica na proteção de espécies.

Raro e exclusivo da Península Ibérica, o lince-ibérico é um dos felinos mais ameaçados do mundo e o carnívoro mais ameaçado da Europa. É importante frisar que esta espécie ainda se encontra em situação vulnerável, o que significa que ainda precisará de ajuda para conseguir sobreviver a todas as ameaças que enfrenta.

Uma das maiores ameaças para o lince ibérico é a redução do habitat e outra prende-se com a disponibilidade de alimento. Mas este animal enfrenta ainda os perigos de atropelamento, doenças, perturbação da área de reprodução entre outros. Por isso, continuará a ser fundamental a sua protecção.


Se quiser saber um pouco mais e seguir esta causa pode clicar aqui.

foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page