top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

DIA MUNDIAL DA VIDA SELVAGEM

Saiba o que pode fazer individualmente para ajudar a vida selvagem! De acordo com a ONU, atualmente mais de 8,4 mil espécies da fauna e flora silvestres estão criticamente em perigo e quase 30 mil são classificadas sob risco ou vulnerabilidade. Ao todo, mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção.



Actualmente, a grande maioria das pessoas vive em áreas urbanas e têm cada vez menos contacto a fauna e flora selvagem, por isso o Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado todos os anos no dia 3 de Março, tem como objetivo alertar para o estado de conservação das espécies de fauna e flora selvagens mais ameaçadas.


A data foi criada a 20 de Dezembro de 2013, quando a 68ª sessão da Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 3 de Março como o Dia Mundial da Vida Selvagem. A data coincide com o dia da adoção da Convenção para o Comércio Internacional de Espécies Selvagens Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES), que tem como objetivo garantir que o comércio internacional não ameaça a sobrevivência das espécies.

De acordo com a ONU, atualmente mais de 8,4 mil espécies da fauna e flora silvestres estão criticamente em perigo e quase 30 mil são classificadas sob risco ou vulnerabilidade. Ao todo, mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção.


Diariamente um pouco por todo o mundo, são aniquilados milhares de animais, seja pela sua carne, pele ou partes específicas do corpo. Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais que mais sofrem e que se encontram em risco.

Para além dos animais, são muitos os activistas e guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes.

Vivemos uma crise mundial da biodiversidade e, por isso, o envolvimento de todos é fundamental, pois somos nós os responsáveis por proteger a biodiversidade no nosso planeta, pois a nossa vida depende destes ecossistemas.


O QUE PODE FAZER PARA AJUDAR A VIDA SELVAGEM:

  • Mantenha o seu gato dentro de casa, os gatos domésticos matam milhões de aves por ano!

  • Não use esfoliantes ou produtos que contenham microesferas, pois estas passam pelos tratamentos de águas e acabam em rios e no mar sendo responsáveis pela morte de peixes e outras espécies marinhas.

  • Escolha produtos cruelty-free (sem crueldade) que não são testados em animais.

  • Reduza o consumo de plástico, pois se reduzir a quantidade de plástico descartável ​​em tudo que consume, reduz o risco de esses acabarem no ambiente marinho.

  • Se consome peixe, tenha atenção à sua proveniência. Muitas espécies marinhas são alvo de sobrepesca e algumas já se encontram perto da extinção.

  • Seja voluntário, apadrinhe um animal ou ajude os centros de conservação da fauna portuguesa, como o Grupo Lobo, que trabalha na recuperação do Lobo Ibérico ou a associação para a proteção dos Animais Selvagens - FAPAS.

  • Aprenda como pode salvar a vida de um animal ferido ou em perigo, a Quercus explica o que deve fazer.

  • Use as redes sociais para alertar amigos e seguidores para a importância da preservação da vida selvagem. Para partilhar conselhos e ideias de boas práticas como estas e outras e que possam inspirar e ter impacto na conservação do nosso planeta e das espécies em perigo

  • Faça turismo responsável. Não visite países que nada fazem para proteger os animais e a vida selvagem.

  • Não compre artigos que sejam feitos com animais, muitas vezes selvagens.


Não se esqueça que a mudança de atitudes começa nos pequenos gestos que nós podemos ter, enquanto cidadãos responsáveis, para com a preservação do planeta e da vida animal.

Todos nós somos responsáveis por proteger a diversidade de vida do nosso planeta.




foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page