top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

O DIA MUNDIAL DA TERRA

Este dia serve para relembrar aos mais distraídos, que o planeta que partilhamos com tantas outras espécies merece ser protegido por todos nós. Saiba como surgiu esta data e o que pode fazer diariamente para ajudar o planeta e consequentemente a si.



Cartaz  de cartão onde se lê we are one, somos um, numa marcha pelo clima.


O Dia da Terra é comemorado a 22 de Abril e surgiu em 1970, pelo senador americano Gaylord Nelson, responsável por convocar um protesto, nos Estados Unidos, que tinha como principal preocupação, a poluição. O evento teve uma enorme adesão, com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano tem no planeta.


Desde esse dia, a data foi ganhando cada vez mais adeptos e em 1990 a data instalou-se e passou a ser comemorada em muitos países. Todos os anos o tema é diferente e serve de alerta para o nosso impacto no mundo, o tema para 2024 é «Planeta versus Plásticos» e vem relembrar a responsabilidade de todos de salvaguardar o ambiente e o nosso futuro.


É fundamental assumir o compromisso de acabar com os plásticos para bem da saúde humana e do planeta, exigindo uma redução de 60% na produção de plásticos até 2040 e um objetivo final de construir um futuro sem plásticos para as gerações vindouras.

Andamos a absorver plástico, a comer plástico, a respirar plástico...o plástico é tóxico, e a indústria sabe disso há décadas.


Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos.

O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes contra a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária, assim como o aumento do comércio ilegal de vida selvagem, estão a acelerar a velocidade de destruição do planeta.

A Terra está a sofrer.

E se a Terra sofre, nós também sofremos.


O QUE POSSO FAZER NO MEU DIA A DIA PARA AJUDAR A TERRA


  • Diga não aos plásticos de uso único ou descartáveis

  • Em vez de produtos embalados, compre a granel

  • Faça reciclagem e compostagem

  • Consuma moda sustentável ou em 2ª mão, diga não à moda rápida (fast fashion)

  • Plante árvores, faça uma horta

  • Participe em limpezas de praia, de florestas...

  • Não deixe o seu lixo para trás

  • Sempre que vir lixo abandonado, coloque no local apropriado

  • Ande mais a pé ou de bicicleta

  • Apoie associações que defendem os direitos da natureza e vida selvagem

  • Visite um santuário animal e contribua com o seu tempo ou em donativos

  • Poupe os recursos que temos, eles são finitos

  • Não compre o que não precisa, peça emprestado ou alugue

  • Adopte uma alimentação vegetal, e ajude a sua família e amigos a fazerem o mesmo. Esta é a forma mais eficaz, que cada um de nós individualmente tem de diminuir a nossa pegada ambiental e de poupar água e outros recursos do nosso planeta.

  • Dê uma caminhada ou passeio e respire... ao fazê-lo tenha presente de que o ar que respira vem dos oceanos e das florestas, e aprecie mais a Natureza. Aproveite para pensar nas causas com que se identifica mais e o que pode fazer para ajudar, no que pode mudar no seu dia a dia para ajudar o Planeta e consequentemente a si.


É IMPORTANTE RELEMBRAR QUE


Em apenas 50 anos, a humanidade eliminou 60% da população mundial de animais selvagens.

Enfrentamos uma crise de biodiversidade biológica. Um milhão de espécies de plantas e de animais, num total estimado de 8 milhões estão em risco de extinção.

Devemos todos refletir nesta realidade e relembrar que dependemos da Natureza para a nossa existência, e que ela não é algo onde vamos passear, correr ou desfrutar de bons momentos.

Ela faz parte de nós e não é algo exterior.

Nós somos Natureza.

foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page