top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

O MUNDO DOS CHÁS E INFUSÕES

Hoje, comemora-se o Dia Internacional do Chá, é o dia para homenagearmos uma das bebidas mais antigas e também uma das mais apreciadas.

Eu adoro diferentes tipos de chás e infusões, consoante a altura do dia e dependendo da necessidade. Os chás oferecem experiências multisensoriais que despertam diferentes tipos de emoções, para além de todos os benefícios para a nossa saúde.

Consigo lembrar-me dos diferentes tipos de chá que experimentei até hoje, do seu aroma e sabor e dos locais onde o bebi, uma autêntica viagem que fica na memória e que faz parte de momentos inesquecíveis.


Bule de vidro transparente com folhas de chá dentro do bule e também algumas folhas espalhadas na mesa junto a um copo de chá.
Dê preferência ao chá em folhas.

Desde os chás de ervas em Macau, com milhares de combinações diferentes com fins medicinais ao refrescante e delicioso chá de hortelã em Marrocos, passando pelo mate na Argentina e no Brasil, ao boldo do Chile e à maca no Peru todos eles me trazem fantásticas recordações.

Sempre que bebo algum proveniente dessas viagens, este desperta em mim a memória afectiva e o conforto que só o chá nos consegue dar.


Quando viajo, procuro sempre conhecer novas casas de chá e trazer alguns para experimentar.

Sempre li bastante sobre chás, infusões e os seus benefícios, não sou uma sommelier de chá mas uma grande apreciadora e curiosa.

Já estive em algumas degustações de chá e fiquei a conhecer mais sobre as suas propriedades e características e fico sempre encantada com os rituais de preparação e a descoberta de novos aromas e sabores.

Bebo diferentes chás por dia e sempre sem açúcar.

O chá ajuda-me a fazer uma pausa, a relaxar, contemplar e a estar conectada com os meus pensamentos. Se a uma chávena de chá adicionarmos um livro, o momento proporciona-nos um grande bem estar, relaxando o corpo e a mente.


AS DIFERENÇAS ENTRE CHÁ EM FOLHAS E OS SAQUINHOS DE CHÁ


O chá deve ser em folha, o chá em saquinhos é algo industrializado, sempre que possível escolha chá em folhas para que possa aproveitar todo o sabor e benefícios para a saúde.

É muito provável que os saquinhos de chá que utiliza contenham, pelo menos, algum plástico e sempre que os utilizar, a água quente pode ajudar a libertar partículas de microplásticos para o seu chá. Isto não se aplica a todos mas é verdade para a maioria que existe disponível no mercado.


Os saquinhos de chá convencionais são preenchidos com folhas de chá trituradas ou partidas.

Os de alta qualidade são feitos de nylon, seda ou algodão, enquanto os mais acessíveis geralmente usam papel de filtro.

O chá em folhas consiste em folhas de chá inteiras ou quebradas que são colocadas em água quente sem a proteção de um saquinho, e após a infusão, as folhas soltas são retiradas usando um coador ou infusor de chá. Chás de folha inteira, geralmente proporcionam um sabor mais intenso do que os chás em saquinho.


As principais diferenças prendem-se com o sabor mais intenso nos chás de folhas pois estas são

frescas e menos processadas, enquanto os saquinhos podem diminuir o sabor.

Os saquinhos de chá podem conter mais cafeína do que o chá com folhas soltas, especialmente os de chá preto.

Os saquinhos geralmente são para uma única infusão, o chá com folhas soltas pode ser usado para fazer várias chávenas porque os chás tem muito mais qualidade e benefícios.

O chá com folhas soltas oferece mais variedade de folhas, já que as folhas podem estar inteiras ou quebradas, enquanto os saquinhos têm folhas trituradas.

O chá com folhas soltas retém mais nuances de sabor, já que as folhas não são moídas como no caso dos saquinhos.


Mas sabia que todos os chás são uma infusão, mas nem todas as infusões são chá?

Independentemente dos nomes, os chás e as infusões para além de serem saborosos, ajudam na hidratação diária e são extremamente benéficos para a nossa saúde pois possuem propriedades medicinais.


Existe algo no chá que nos leva a contemplar a vida.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE INFUSÃO E CHÁ


Uma infusão resulta da imersão de alguns ingredientes da natureza em água quente, como frutas, flores, especiarias, raízes e ervas, por exemplo. Assim sendo, as bebidas preparadas a partir de ervas como a cidreira, camomila, erva doce, lúcia-lima ou especiarias, são classificadas como infusões.

Também é comum ouvirmos falar em "chá de canela" ou "chá de camomila", mas na realidade são infusões, assim como a grande parte das opções que encontramos à venda.


Os chás são criados com base na planta Camellia Sinensis, também conhecida como “Chá-da-Índia”, e que dá origem às seis famílias de chá: branco, amarelo, verde, vermelho (Pu Erh), oolong e preto.

Os meus favoritos são o earl grey, chá branco, chá verde e chá verde com jasmim.

Os chás possuem teína, um estimulante semelhante à cafeína, já as infusões não possuem teína, ou seja, são totalmente livres de estimulantes e podem ser consumidas também durante a noite. 


Chá, o elixir da vida!

Cada família de chá possui um tempo de infusão diferente, mas que normalmente não passa dos 5 minutos.

Para preparar um bom chá, é muito importante seguir a indicação de tempo e temperatura, para que as folhas não amarguem e que este possa preservar suas características aromáticas e o seu sabor.

Para as infusões, o tempo de espera pode ser até 10 minutos para que possa libertar todos os sabores sem correr o risco de ficar amargo.


Bule de vidro transparente com folhas de chá dentro do bule e também algumas folhas espalhadas na mesa junto.
Uma chávena de chá oferece-nos a possibilidade de parar e apreciar o que nos rodeia.

TIPOS DE INFUSÃO


As infusões podem ser óptimas para a nossa saúde mas tudo depende dos ingredientes.

Existem infusões ricas em vitaminas, feitas com frutas, infusões calmantes, feitas com ervas como a camomila e até infusões para ajudar a combater os sintomas da gripe e constipações.

As minhas infusões favoritas são: lúcia-lima, de rosas, tília, cidreira, gengibre, hibisco, rooibos, camomila e hortelã.

O rooibos, ficou conhecido como "Chá Vermelho de África" por causa da sua cor marcante e origem, mas a verdade é que não é um chá mas sim uma infusão. Não é feita da Camellia Sinensis, como se pensava mas de uma planta sul-africana muito característica.

O rooibos, que também é uma das minhas infusões favoritas é naturalmente doce e sem teína, e pode ser bebido a qualquer hora do dia ou da noite, ajuda a relaxar os músculos, por isso é tão apreciado pelos atletas e quem pratica exercício físico, pois para além de conter um alto teor de minerais é um isotónico natural.


O segredo para uma vida equilibrada, é um livro numa mão, um chá na outra e um gato a ronronar.

OS CHÁS QUE EXISTEM


CHÁ BRANCO

É um chá delicado conhecido como o “chá da beleza” devido ao seu alto nível de antioxidantes. Entre os chás, é o que possui a menor quantidade de teína ou seja é o menos estimulante.

A delicadeza deste chá branco deve-se ao facto de conter apenas os rebentos e as folhas mais jovens da planta, e de estes não passarem pelo processo de fermentação.

 

CHÁ VERDE

É bem conhecido por ser super rico em antioxidantes, ideal para aqueles momentos em que precisamos de mais foco e de concentração.

 

CHÁ AMARELO

É o mais raro da família de chás. O processo de produção do chá amarelo é muito semelhante ao do chá verde, mas com detalhes que o tornam extremamente raro, está ainda ligado a processos ancestrais de produção.

Para além da colheita artesanal, a secagem das folhas acontece de forma natural e lenta, conferindo ao chá sua cor tão característica e sabores totalmente especiais. É muito conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, detox e digestivas.

 

CHÁ VERMELHO (Pu Erh)

O chá vermelho passa por um processo especial de fermentação, o que resulta em um marcante sabor terroso e aroma mineral. O chá vermelho é conhecido por queimar gordura e oferecer ações depurativas e digestivas. A fermentação pela qual o chá vermelho passa, é conhecida por oferecer inúmeros benefícios para o organismo, como antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

CHÁ OOLONG

Oolong ou “chá azul”, o oolong é o chá digestivo mais conhecido. A variedade, que fica entre o chá preto e o chá verde, possui uma quantidade moderada de teína e tem um sabor um pouco mais adocicado. Em geral, as folhas do chá oolong são mais maduras, colhidas mais tarde na primavera.

 

CHÁ PRETO

É perfeito para começar o dia com mais energia. Bem diferente do café, que dá picos de energia, o chá preto oferece uma energia suave e constante durante todo o dia. O chá preto possui diferentes sabores de acordo com sua origem, existindo por isso uma enorme variedade de sabores.

 

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CHÁ


Os chás puros e aqueles com misturas à base da planta do chá, Camellia Sinensis, são:

  • Antioxidantes - chá branco, verde e amarelo

  • Diuréticos - chá branco, verde e amarelo

  • Digestivos - chá oolong

  • Energizantes - chá preto

  • Detox - chá pu ehr


QUANDO DEVEMOS BEBER CHÁ


Podemos beber chá a qualquer altura do dia, basta escolher o mais indicado para o efeito que se pretende. Pode beber-se no inverno e no verão, com leite vegetal e pode ser usado em cocktails, batidos, sobremesas entre outros.


Uma chávena de chá oferece-nos a possibilidade de parar e apreciar o que nos rodeia.

foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page