top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

PROTEGER OS CÃES E GATOS DO FRIO

Apesar do pêlo, os nossos filhotes precisam de mais atenção na época mais fria do ano. Mesmo aqueles mais peludos podem sofrer com as baixas temperaturas que se fazem sentir.

Esta preocupação é para com os nossos em casa, mas também para os animais que vivem em colónias ou para aqueles que foram abandonados ou estão perdidos. Sempre que puder, ajude!


Um gato (gata) todo branco num chão de aldeia empedrado junto a uma porta e um banco com flores coloridas.
Um gato que tem uma casa mas que vem constantemente à rua enfrenta enormes perigos.

Infelizmente, são demasiados os animais com que me continuo a cruzar diariamente e que precisam de tanta coisa. Precisam de comida, de água, de abrigo, de cuidados, de carinho e atenção. De uma família. Não consigo compreender como é que alguém é capaz de passar por um animal a necessitar de ajuda e olhar para o lado, ignorar, ser indiferente. Nas cidades mais pequenas, vilas e aldeias são poucos aqueles que cuidam ou dão alguma atenção aos animais, vivem acorrentados, dormem à chuva e ao frio e nem uma casa para se abrigarem lhes oferecem.

Com o frio que se faz sentir, alguns acorrentados têm um bidão de metal como abrigo... e as sobras como alimento, quando as há. Mas nas grandes cidades os maus tratos e negligência também existem.

Muitas vezes descobrem-se autênticos quadros de horror dentro de 4 paredes, atrocidades cometidas por gente desequilibrada a seres que não se podem defender e que respeitam demasiado os seus tutores para lhe causar dano.

Confesso, que não consigo, nunca consegui virar a cara. Seja animal, criança ou adulto, jamais conseguiria virar as costas a outro ser. Muitos são aqueles que não querem chatices nem perder tempo a ajudar um animal de rua, infelizmente ainda existem pessoas assim!


Há uns anos, em Lisboa, deparei-me com 15 gatos no quintal da nova casa para onde ia morar.

Para além da alimentação e água, desenhei-lhes uma casa e com a ajuda do Sr. Zé da carpintaria mais próxima e de alguns jovens, o projecto ganhou vida, a custo zero.

Todos quiseram ajudar. Ficámos de coração cheio. E os pequenotes agradeceram!


Casa de madeira para 15 gatos de rua
Casa que desenhei e fiz (com ajuda de voluntários) para 15 gatos. A palha colocada no interior protege os gatos do frio no Inverno.

Mas, voltando à questão do frio, os animais tal como nós, quando sujeitos a mudanças bruscas de temperatura podem ficar com gripe ou até mesmo a uma pneumonia. Por isso, é conveniente ter alguns cuidados!


CÃES E GATOS EM CASA


- A cama deve ser confortável e estar num local quente da casa, longe de correntes de ar frio. Coloque mantas quentes e cobertores.

- Evite que a cama esteja num local muito quente, para quando o levar à rua, este não fique doente com a mudança de temperatura.

- Para quem tem cães no exterior, deve escolher um local abrigado da chuva e vento.

De preferência deve ter uma casota de madeira, não muito alta, para que o calor corporal não se perca. Coloque bastante palha no interior, pois as mantas e cobertores na rua gelam, arrefecendo ainda mais os animais. No caso dos cães, quanto mais ativo o cão estiver, mais quente estará.

- Pense em comprar um agasalho impermeável para os seus animais, sempre ajudam a manter a temperatura corporal, sendo que os mais pequenos e frágeis, assim como os idosos devem usar roupa não só quando vão à rua, mas também dentro de casa.

- Se tiver um animal idoso, não o deixe ficar no exterior, leve-o para dentro! Para os animais com alguma idade o frio pode ser doloroso, pois muitos sofrem de artrites. Podem sofrer queimaduras devido ao frio ou hipotermia.

- Os animais devem estar dentro de casa, com conforto e segurança!

- Em dias de chuva, lembre-se de limpar o pêlo e secar as patas quando vier da rua.

- Nos dia mais frios, faça passeios mais curtos e frequentes.

- Evite os banhos nesta altura do ano, a não ser que seja extremamente necessário. Seque-o bem.

- Mantenha sempre água disponível para que esteja hidratado. Se ingerir pouca água pode dar-lhe comida húmida para ajudar na hidratação.

- Escolha uma boa alimentação pois precisam de mais calorias para se manterem quentes.

- Tenha atenção ao sinais de que o animal está com frio, se este começar a procurar locais mais quentes, mostrar alguma apatia ou se estiver a tremer.


PORQUE É QUE OS ANIMAIS DEVEM ESTAR EM CASA


- Para não serem atropelados

- Maltratados por quem não gosta de animais

- Roubados

- Estarem expostos a demasiado calor ou frio, chuva e neve

- Evitam-se lutas entre gatos e cães ou entre os da mesma espécie

- De servirem de isco (gatos) para as lutas de cães

- De serem envenenados

- Para evitar que gatas e cadelas fiquem grávidas (caso não estejam esterilizadas)

- De apanharem infecções, doenças, pulgas, carraças e parasitas internos

- De se perderem



São 5 cães abandonados a serem alimentados na rua.
Estes são alguns dos animais que vou ajudando diariamente.

ANIMAIS NA RUA


Apesar do seu instinto de sobrevivência ser grande, são muitos os que precisam de ajuda para sobreviver durante o Inverno.

Se puder ajude! Peça ajuda aos seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho ou mesmo no comércio local onde mora, para que todos possam contribuir de alguma forma para a construção de abrigos para animais a precisar de mais cuidados.

Garanto-lhe que vai ficar de coração cheio, por ter feito a diferença na vida de alguém!


Abrigo

Pode encontrar materiais baratos ou gratuitos em lojas de materiais de construção ou carpintarias, pois normalmente têm restos de madeira. Criar um abrigo para gatos de rua pode ser fácil, barato e uma forma de convívio entre familiares e amigos. Solidariedade, seja para quem for, é sempre motivo de união.

O abrigo deve reter o calor corporal dos gatos para os manter quentes no seu interior. Se o abrigo for muito grande, será difícil para o calor corporal dos gatos manter o espaço aquecido.

Para se aquecerem dentro do abrigo, o melhor é colocar palha, pois esta permite que os gatos de rua se aqueçam e repele a húmidade. As mantas, jornais e toalhas absorvem o calor do corpo dos gatos e ficam molhadas com a entrada e saída dos animais, não são por isso o mais indicado. Evite também o feno, que pode irritar o nariz e causar reações alérgicas aos gatos.


Onde colocar comida e água

Proteja os gatos que vivem na rua da fome e da sede durante o inverno, colocando a comida e água perto do abrigo para que os gatos não tenham que percorrer grandes distâncias.

Basta colocar dois abrigos um perto do outro com uma cobertura por cima de ambos, pode ser uma tábua larga ou outra estrutura resistente, que vá de um telhado ao outro. Em seguida, coloque a comida e a água por baixo da cobertura.

Não coloque tigelas de água dentro do abrigo, pois os gatos facilmente a entornam ficando com o abrigo húmido.


Capturar-Esterilizar-Devolver (CED)

Caso encontre uma cadela ou gata a necessitar de esterilização, contacte uma associação ou canil municipal para que se possa proceder à captura e evitar novas ninhadas e mais animais abandonados. Esterilizar os animais é fundamental!

No Inverno, capturar e esterilizar os animais de rua tem vantagens pois evitam-se as ninhadas na Primavera, no entanto, é bom lembrar, que convém que os animais tenham um abrigo quente para onde voltar.


Existem tantas associações a precisar de ajuda durante todo o ano, seja em géneros, donativo ou voluntariado é sempre bem recebida. Não fique indiferente.

foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page