top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

QUAL A MELHOR FORMA DE CONSUMIR FRUTA?

Existem diversas formas de consumir fruta, no entanto, nem todas têm as vantagens nutricionais da fruta fresca. Fique a conhecer as vantagens e desvantagens...


tigela azul com morangos
Devemos consumir entre 3 a 5 peças de fruta diariamente.

Eu adoro fruta e aguardo ansiosamente pelas frutas de cada época, pois são as mais indicadas para o nosso organismo naquela altura do ano! Especialmente de manhã, ao pequeno almoço e ao lanche pois conseguimos obter todas as suas vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e água também essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

A fruta tem a capacidade de nos dar energia, ajudar a retardar o envelhecimento precoce, auxiliar na prisão de ventre, actuar como calmante ajudando-nos a dormir melhor.

Também exerce um papel fundamental no funcionamento correcto e equilibrado do nosso intestino, sendo responsável por 80% da imunidade do nosso organismo.

Fantástico não é?


Comer frutas diariamente ajuda o organismo a funcionar de forma correcta e equilibrada.

Se por um lado, comer frutas diariamente traz inúmeros benefícios, não consumir, ou consumir menos de três vezes ao dia, pode levar a um desequilíbrio e deficiência de vitaminas e minerais. Podendo provocar, queda de cabelo, unhas fracas e "apanharmos" gripes e constipações devido a um fraco sistema imunitário.


MAS QUAL SERÁ A MELHOR FORMA DE CONSUMIR FRUTA?


Existem diversas formas de consumir fruta: fresca, em sumo, em batidos, na salada, em sobremesas, seca, desidratada ou em conserva, em geleia ou compota, entre outros...


Apesar de ser um hábito para certas pessoas comer fruta perto ou depois das refeições, é algo que é desaconselhado, pois faz com que a fruta permaneça no estômago por um longo período de tempo e comece a apodrecer no intestino e causar algum desconforto como azia, inchaço, entre outros.

Para beneficiar de todos os nutrientes, fibras e açúcares simples, devemos consumir a fruta fresca com o estômago vazio. Consumir fruta com o estômago vazio ajuda na limpeza e desintoxicação do nosso corpo.

Apesar de podermos consumir fruta de variadas formas nenhuma tem as vantagens nutricionais da fruta fresca.


SUMOS DE FRUTA...

mesmo sumos 100% de fruta, abdicam da fibra e dos minerais que se encontram na polpa e casca, aproveitando apenas o sumo que não é mais que água, açúcar e alguns micronutrientes.


BATIDOS...

podem ser feitos com a fruta inteira, mas a exposição à luz e o processo mecânico de serem trituradas destroem grande parte das vitaminas.


FRUTA COZINHADA...

perde também as suas propriedades nutricionais, pois o calor elimina os antioxidantes como a vitamina C.


FRUTA E AÇUCAR...

seja em sobremesas, compotas e geleias, doces ou em conserva, não trazem vantagem para a saúde devido ao seu elevado teor calórico.


FRUTA DESIDRATADA...

perde grande quantidade de água e com esta são arrastadas as suas vitaminas e sais minerais.

É importante saber que quanto mais triturada, passada, cozinhada ou dissolvida estiver a fruta maior é a destruição dos micronutrientes e maior é a capacidade de absorção dos açúcares pelo organismo.

Em termos práticos, nestas formas, a fruta dá menor saciedade imediata e mais rápida sensação de fome.


COMER FRUTA SOZINHA OU COM OUTRO ALIMENTO?


Devemos comer a fruta, de manhã e à tarde, com outro alimento rico em fibra, proteína ou com frutos secos, cereais, dando prioridade aos integrais, pão ou tostas para atrasar a sua digestão e absorção.

A fruta tem propriedades digestivas, por isso devemos evitar comê-la simples.


Devemos evitar ingerir vários tipos de fruta ao mesmo tempo, ou conjugar fruta com alimentos que contenham açúcar ou outros hidratos de carbono, mesmo que complexos (ex: cereais, batata, arroz, massa e as leguminosas secas).

Assim evita que nos minutos seguintes o nosso corpo obtenha demasiado açúcar e comece a estimular a produção de gordura.


Convém lembrar que a fruta fresca é uma fonte importante de nutrientes e que para tirarmos o máximo partido dos seus nutrientes, devem ser consumidas inteiras e com casca, entre 3 a 5 peças por dia e variando o tipo de fruta de acordo com a época do ano.

Fique a conhecer aqui a melhor forma de lavar a fruta.





foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page