top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

[R] - RECICLAGEM EM PORTUGAL

É no dia 17 de Maio, que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela UNESCO para relembrar que a reciclagem dos materiais é fundamental para a valorização dos resíduos.

Mas a reciclagem ainda suscita muitas dúvidas e é assombrada por mitos, mesmo ao fim de 27 anos de reciclagem em Portugal.


Sandra Cóias junto a um mono durante as filmagens do documentário [R] - Reciclagem em Portugal

Foi a pensar nos mitos e dúvidas que ainda persistem em torno da reciclagem e nos impactos que a falta desta causa no ambiente e nos outros seres que connosco partilham este planeta, que surgiu a ideia do documentário [R].

Como defensora da causa animal e ambiental, sempre me preocupei com as minhas acções e com o impacto destas no mundo. Desde que se iniciou a reciclagem em Portugal, há 27 anos, sempre optei por reciclar o que não podia aproveitar e tentava convencer todos à minha volta a fazerem o mesmo, mas percebi que as dúvidas e mitos persistiam.

Sabemos que a reciclagem não é a solução para os nossos problemas, mas a verdade é que se todos reciclassem teríamos seguramente um planeta mais ecológico e sustentável.


Estávamos em plena pandemia quando eu e o Pedro Rego (realizador e fotógrafo de vida selvagem), começámos a pesquisar e a preparar as filmagens do documentário [R], e como podem calcular não foi fácil. Estávamos em 2021, era necessário manter a distância, usar máscara e algumas filmagens tiveram mesmo que ser adiadas, pois por vezes não era possível sair do concelho onde vivíamos.

Mas a grande dificuldade, ao querer desenvolver este tema, prendia-se com a abrangência que este tema em si engloba.

Falar apenas de algumas problemáticas em detrimento de outras? Tratar apenas dos mitos e dúvidas? Este era o grande dilema. Optámos por falar de todos, pois todos eles são de extrema importância. Para além disso, o tema em si não é fácil e para muitos, este, ainda pouco interesse desperta.


Achámos que era fundamental abranger as problemáticas do consumo excessivo e dos sete importantes “R’s” da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reintegrar e por fim reciclar. Era importante falar sobre o impacto da moda rápida (fast fashion) no ambiente, das pilhas, dos resíduos eléctricos e electrónicos, do óleo alimentar, das beatas, cápsulas de café, dos medicamentos, dos pneus, dos brinquedos....UFF!!



Para todos estes temas fomos á procura de respostas, falámos com especialistas bem conhecidos em várias áreas, todos eles fantásticos que deram um contributo indispensável para este trabalho, e aos quais agradeço de coração.

O nosso muito obrigada á fabulosa Jane Goodall que acedeu dar o seu testemunho e visão, enriquecendo ainda mais este trabalho. Impagável a sua contribuição.


Para nós, era fundamental tentar perceber os impactos dos resíduos e do nosso comportamento na fauna e flora e também o que podemos fazer para diminuir a nossa pegada e esse impacto negativo.

Visitámos centros de recolha e tratamento de resíduos, aterros, central de valorização energética, entre outros...Participei numa limpeza de praia com os guerreiros da Brigada do Mar e testemunhei o maravilhoso trabalho que fazem na limpeza da nossa orla costeira.


Posso dizer que quase, quase todo o "lixo" que encontrámos durante a realização deste documentário foi devidamente reciclado. E posso dizer-vos que foi bastante...

Confesso que começámos, nos primeiros dias, por recolher todos os resíduos para no final das filmagens fazermos umas imagens, mas em breve tivemos que desistir da ideia devido ao elevado volume que fomos encontrando durante um ano de filmagens, em diversas localidades do país.

.

Uma imagem de um saco plástico no chão com um eléctrico como fundo na cidade de Lisboa.

A falta de civismo é alarmante, confesso. E é por isso fundamental mudarmos comportamentos, práticas diárias irrefletidas mas com grandes impactos no planeta em que vivemos.


Como já tinha referido, todas as problemáticas são de elevada importância, e por isso todos eles tiveram espaço no [R], cujo objectivo, não só é um alerta para um problema que afeta toda a população, mas também uma forma de ajudar a sociedade a compreender a necessidade

de alterar comportamentos em relação ao desperdício e à escolha dos materiais que consome.


A realidade é que consumimos hoje cada vez mais, como nunca antes o fizemos e não existe outra espécie que produz lixo, apenas nós, humanos.

E neste momento, todos nós temos um problema em comum, o lixo.

E este é um dos maiores problemas ambientais de âmbito mundial que todos enfrentamos!


Ainda existe muita coisa em que podemos melhorar, não só individualmente, mas também como sociedade.Nem tudo depende das nossas mudanças, é verdade, mas são as mesmas que nos permitem avançar passo a passo na mudança que queremos ver no mundo.


É cada vez mais importante evitar o uso de produtos descartáveis, de uso único feitos com materiais que duram séculos. É fundamental conhecermos os nossos hábitos diários, o nosso estilo de vida e adotarmos alternativas mais amigas do ambiente. Pense na reciclagem como a última opção no que diz respeito à forma como descartamos os produtos.

Lembre-se que o lixo é aquilo que já não serve para nada, mas os resíduos têm muito valor e podem ganhar uma segunda vida.

Tal como a pandemia, a proteção do nosso planeta exige uma ação em conjunto, ao protegermos a natureza protegemos a nossa vida.

A mudança está em nós.


Para assinalar a celebração do Dia Mundial da Reciclagem o Canal Odisseia vai estrear hoje o “[R] - Reciclagem em Portugal”, para ver pelas 22h30 e na segunda-feira, dia 20 de Maio, às 12.30h. Se quiser assista ao trailer aqui.


Aos que apoiaram a produção do [R] estamos gratos pelo apoio e confiança:

Fundação Calouste Gulbenkian

Sociedade Ponto Verde

Electrão


A todos os intervenientes, o nosso muito obrigada!


INTERVENIENTES

Ana Trigo Morais - CEO/Administradora-Delegada na Sociedade Ponto Verde

Ana Pêgo – Plasticus Maritimus

Ana Salcedo e João Feyo - Plastic Replay

Carmen Lima – Ex. Quercus

Chris Storey – Partnerships manager Sea Shepherd Global

Filipe Duarte Santos – Presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Especialista internacional em Alterações Climáticas

Inês Costa – Ex. Sec. Estado do Ambiente

Jane Goodall - Primatóloga

José Tourais – Nautilus Sub

Pedro Nazareth - Presidente executivo do Electrão

Rosa Monforte - Directora-Geral, ERP Portugal

Susana Fonseca – Membro da Direção da ZERO e responsável pela área temática Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia 

Sandra Silva - Ex. Presidente da Comissão Executiva da Amarsul

Sylvia Earle – Mission Blue – Bióloga, Oceanógrafa
















foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page