top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

ROUPA EM 2ª MÃO E OS SEUS BENEFÍCIOS

Sabia que em média os portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa por ano?

Compra-se mais roupa para usar em menos tempo, aumentando o impacto ambiental do sector têxtil que é considerado um dos mais poluentes.

Comprar em 2ª mão nunca foi tão fácil e tão importante! 


Actriz Sandra Cóias com um vestido verde e um cinto cor de rosa.
Este vestido é da loja A Outra face da Lua, uma das mais conhecidas lojas de roupa em 2ª mão.

O sector da moda é considerado um dos mais poluentes, logo a seguir à indústria petrolífera.

Sabia que para produzir uma simples t-shirt de algodão são utilizados 2700 litros de água?

E que a produção de umas calças de ganga envolve o gasto de 10.000 litros de água?

Já pensou na água que podemos poupar ao optar por comprar de segunda mão?


Pois para além do consumo ridículo de água, devemos ter em conta as constantes emissões atmosféricas de gases de efeito estufa desde a sua produção, transporte e uso.

A grande maioria dos materiais usados na composição da roupa é sintético, provém do petróleo e depois de descartada esta não é biodegradável.

Embora os têxteis possam ser reciclados, a realidade é que a maioria acaba em aterro, poluindo rios, ar e contribuindo para as alterações climáticas.


Ao comprar roupa feita com tecidos naturais, como o algodão orgânico, tencel, cânhamo e tecidos reciclados, especialmente sem serem tingidos, mantendo os seus tons naturais estamos também a cuidar da nossa saúde, pois a pele respira melhor e sabemos que não foram tingidas com tintas que muitas das vezes nada bem fazem à nossa saúde.


BENEFÍCIOS DE COMPRAR ROUPA EM 2ª MÃO


Ao comprar em segunda mão, estamos a reduzir activamente a procura de novas peças de roupa, isso significa menos produção, menos poluição, menos desperdício e menos consumo de água. Os preços acessíveis são uma das grandes vantagens do slow fashion, pois comprar roupas novas de qualidade, não é barato.


Acabamos também por poupar, pois muitas vezes encontramos peças de alta qualidade e pouco usadas por um valor muito mais baixo. E encontramos roupas de alta qualidade porque essas peças foram feitas ​​para durar, e podem manter-se impecáveis durante muitos mais anos ao contrário do fast fashion cujas peças são feitas com matérias primas sem qualidade e que começam a ficar desgastadas depois de apenas algumas lavagens.


Dê prioridade à qualidade em vez da quantidade, em vez de comprar várias peças baratas, invista em peças de alta qualidade que dura anos.

O segredo para que a roupa dure anos e anos é cuidar bem dela, desde a lavagem à arrumação, seguindo as indicações nas etiquetas.


Nas lojas em 2ª mão encontramos sempre peças únicas e bastante versáteis!

Existe tanta variedade de estilos, cores feitios e tamanhos, ou seja, existem imensas possibilidades de criar um look diferente, especial e cheio de personalidade! Lembre-se que são peças com história que vão fazer parte da sua vida e que contribuem ao mesmo tempo para ajudar o planeta. Basta dar asas à sua criatividade.



Actriz Sandra Cóias junto à parede pintada na fachada de uma casa com um careto gigante, nos Caretos de Podence.
A saia comprei em Marrocos num mercado, há 10 anos, por apenas 50 cêntimos e continua fantástica..


Existem duas formas de comprar roupa a pensar na sustentabilidade do nosso planeta, ou compramos apenas marcas amigas do ambiente, normalmente a preços mais elevados pois são feitas com materiais de qualidade ou optamos por dar uma nova oportunidade à roupa em segunda mão, prolongando a sua vida útil e diminuindo a procura por roupas novas.


Ao comprar, através das nossas escolhas, estamos a dizer à indústria da moda que não apoiamos a exploração ou condições de trabalho precárias. E isso é extremamente importante!

Também é importante reparar, reutilizar e reciclar em vez de deitar fora as roupas, tente consertá-las ou transformá-las em algo novo. Seja criativo e dê nova vida às peças antigas,

transformando-as, seja de calças a calções, casaco a colete ou através de apliques, bordados ou até mesmo alterando a cor da peça.

Lembre-se de que ao comprar roupa em pequenas empresas está a apoiar artesãos ou negócios familiares e ao comprar em 2ª mão está também a ajudar o comércio local e novos empreendedores.


Se por algum motivo não puder comprar em 2ª mão, ao comprar roupa tenha em atenção as práticas éticas da marca. Certifique-se de que tratam bem os seus trabalhadores, que pagam salários justos e oferecem condições de trabalho seguras.

Ao comprar, através das nossas escolhas, estamos a dizer à indústria da moda que não apoiamos a exploração ou condições de trabalho precárias. E isso é extremamente importante!

Por vezes algumas peças podem ser mais caras, mas lembre-se de que está a investir em qualidade, durabilidade e práticas éticas.

Para além de todas estas questões, no meu caso, se tiver que comprar alguma peça de roupa, tenho que ter a certeza de que não é de lã, seda, couro ou pele.

Se nas suas compras também optar por evitar estes materiais acaba por reduzir ainda mais o seu impacto no ambiente e a sua opção é ainda mais ética.


Sandra cóias com um vestido bege em 2ª mão e uns sapatos com padrão animal mas vegan.
Vestido da loja A Outra Face da Lua e os sapatos vegan da Alberta Ferretti.

AO COMPRAR EM 2ª MÃO

  • Poupa água

  • Evita que a roupa vá para aterro ou acabe por poluir países mais pobres, como o Chile e Gana

  • Reduz o uso de materiais sintéticos e reduz emissões de CO2

  • Evita a degradação e contaminação dos solos, rios, lagos e aquíferos subterrâneos

  • Evita contribuir para as condições de trabalho precárias, insegurança no trabalho, exploração e até trabalho infantil que estão associados ao fast fashion


ONDE COMPRAR?

Em quase todas as cidades já existe uma loja de artigos em 2ª mão, mas como alternativa tem sempre as redes sociais e sites. Esteja atento a feiras e mercados de trocas ou então pode sempre criar um evento de venda ou troca de roupa com amigos ou conhecidos ou propor isso na sua autarquia.


A informação é fundamental para que possa tomar as decisões correctas, por isso, fale sobre o tema e partilhe com os seus amigos e familiares as suas opções. Quanto mais as pessoas souberem a importância e o impacto das suas escolhas, maior será a procura por opções sustentáveis.






foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page