top of page
  • Foto do escritorSandra Cóias

SABE COMO LAVAR A FRUTA E LEGUMES?

A resposta parece óbvia, mas convém sabermos um pouco mais porque é que é tão importante não apenas comer mais frutas e vegetais, mas também aprender a lavá-los correctamente antes de os comer! Muitas frutas e vegetais contêm resíduos de pesticidas potencialmente prejudiciais, mesmo depois de serem lavados, descascados ou de os esfregar. Conheça também a lista de alimentos fundamentais que devemos consumir orgânicos/biológicos.


Bok choi e batata doce numa cesta de bambu
Lavar correctamente os alimentos é uma forma de reduzir a exposição a certos químicos.

As frutas e vegetais frescos para além de serem essenciais na nossa alimentação são alguns dos alimentos mais saudáveis que podemos ingerir.

A grande maioria deveria comer mais frutas e vegetais pois a maior parte ingere apenas metade das porções diárias recomendadas, que são entre 3 a 5.

Mas antes devemos ter em conta que lavar os alimentos é importante para prevenir doenças de origem alimentar e reduzir a exposição aos pesticidas.


O relatório revela que a agricultura intensiva baseada no uso de pesticidas não contribuiu para reduzir a fome no mundo, mas ajudou sim ao aumento do consumo de alimentos e do desperdício alimentar.

Nos tempos de hoje, quase nenhum alimento é 100% livre de pesticidas, infelizmente.

O uso de pesticidas sintéticos na agricultura ajudou a aumentar a produção de alimentos, mas isso não ocorreu sem grandes custos para a saúde humana, meio ambiente e recursos naturais.

O relatório da ONU 2017 do Relator Especial sobre o direito à alimentação destaca o impacto negativo da utilização de pesticidas sobre os direitos humanos, a saúde humana, incluindo trabalhadores e as suas famílias, residentes e também os consumidores.

E claro está o ambiente.


O relatório revela que a agricultura intensiva baseada no uso de pesticidas não contribuiu para reduzir a fome no mundo, mas ajudou sim ao aumento do consumo de alimentos e do desperdício alimentar.

Os herbicidas foram introduzidos na agricultura para combater as ervas daninhas que competem com as culturas no consumo de nutrientes e luz solar.

E infelizmente, existe a percepção totalmente errada de que os herbicidas são seguros para a saúde humana e têm pouco impacto no meio ambiente.

Assim sendo, foram-se desenvolvendo práticas agrícolas e feitos investimentos em desenvolvimento tecnológico que depende em exclusivo do uso de pesticidas e herbicidas.


Para ajudar a reduzir a exposição aos pesticidas devemos escolher alimentos o mais orgânicos possível, se vierem directamente da horta ainda melhor!

Os ingredientes dos herbicidas são compostos biologicamente ativos projetados para passar através das membranas e se difundir para dentro das células vivas de forma a exercer a ação tóxica desejável.

Quando são usados em campos abertos, estes também afetam outras espécies de plantas não-alvo na área e nos arredores e, acabam por afetar a biodiversidade.

Esses ingredientes possibilitam a interação com células vivas de espécies animais, incluindo os seres humanos provocando toxicidade.


É ridículo continuarmos a abusar nestes químicos, quando já temos todas as ferramentas necessárias para construir um modelo agrícola livre de pesticidas e mostrar que o controle de ervas daninhas é possível usando outros meios. Devemos trabalhar com a natureza, aprender com ela, pois se não respeitarmos os nossos solos também não nos respeitamos.


Muitos agricultores já adoptaram, métodos alternativos ao uso de herbicidas, com enorme sucesso, conseguindo gerir o crescimento das ervas daninhas com sucesso, mantendo um alto rendimento agrícola, evitando espécies resistentes, protegendo a biodiversidade e a erosão do solo e reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, entre outros.

Para ajudar a reduzir a exposição aos pesticidas devemos escolher alimentos o mais orgânicos possível, se vierem directamente da horta ainda melhor!

Mas, quer se compre produtos convencionais ou orgânicos, é importante lavar as frutas e vegetais comprados antes de comer ou de os cozinhar.


Embora a escolha de alimentos orgânicos seja provavelmente a opção mais segura para todos, é especialmente importante que mulheres grávidas e crianças evitem a exposição a pesticidas.

As crianças correm maior risco de toxicidade por pesticidas do que os adultos porque o cérebro em desenvolvimento é mais susceptível a neurotoxinas e a dose de pesticidas por peso corporal é provavelmente mais elevada nas crianças.

Descobriu-se também que as crianças cujas mães foram expostas a níveis elevados de pesticidas têm QI mais baixos em comparação com crianças com os níveis mais baixos de exposição a pesticidas.

Além disso, as crianças expostas a pesticidas correm um risco aumentado de contrair uma variedade de condições crónicas, incluindo problemas de aprendizagem e comportamentais.


Muitas frutas e vegetais contêm resíduos de pesticidas potencialmente prejudiciais, mesmo depois de serem lavados, descascados ou de os esfregar. Comer alimentos orgânicos reduz a exposição a pesticidas e obviamente traz inúmeros benefícios à nossa saúde.

A verdade é que fazer uma alimentação 100% biológica é difícil para a grande maioria das pessoas, pois normalmente são bem mais caros. O que continua a ser errado, pois deveria ser exactamente ao contrário, mas enfim, muito há ainda a fazer neste sentido!

Conheça a lista de alimentos fundamentais que devemos consumir orgânicos/biológicos

  • Morangos

  • Uvas

  • Maçãs

  • Pêras

  • Pêssegos

  • Nectarinas

  • Cerejas

  • Mirtilos

  • Aipo

  • Espinafres

  • Tomate

  • Couve

  • Pepino

  • Batata

  • Ervilha torta

  • Alface

  • Pimentos


Apanhar nectarinas na horta.
As nectarinas é um dos frutos que devemos consumir biológico.

E qual a melhor forma de lavar frutas e vegetais para remover os químicos?


A maioria das pessoas lava os vegetais e frutas enxaguando-os em água fria corrente por apenas alguns minutos e, este método funciona bem para remover resíduos de pesticidas de alguns alimentos.

Num estudo publicado no Food Control, investigadores mencionam que a água salgada é uma das maneiras mais fáceis e económicas de remover certos pesticidas.

Descobriram que uma solução de água salgada a 10% era eficaz na remoção de uma grande percentagem de pesticidas dos produtos, muito mais do que a lavagem com apenas água.

Uma solução de vinagre a 10% foi igualmente eficaz.

Mas usar vinagre regularmente pode sair algo caro e deixar alguns os alimentos com sabor a vinagre, não sendo talvez o ideal para lavar os vegetais.


Sabe como lavar a fruta e legumes? Para conseguir melhores resultados veja as dicas rápidas e fáceis de lavar vegetais usando bicarbonato de sódio:


PARA AS FOLHAS VERDES


Use um centrifugador de salada com verduras e depois encha-o com água.

Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misture bem.

Mergulhe as verduras por dez minutos, agite, deite fora a água, depois enxágue e centrifugue novamente.

Se você não tiver um centrifugador de salada, coloque as verduras, a água e o bicarbonato de sódio numa tigela, deixe-os de molho, escorra em uma peneira, enxágue e seque as folhas com um pano limpo.


PARA COGUMELOS


Existe muitas ideias diferentes sobre como limpar cogumelos.

Alguns preferem limpar os cogumelos com uma toalha húmida.

No entanto, para limpar bem os cogumelos, você pode esfregá-los suavemente com uma escova para cogumelos e depois enxaguá-los rapidamente em água corrente. Depois disso, seque os cogumelos com um pano limpo.


PARA OUTROS VEGETAIS


Encha uma tigela grande com água fria.

Misture o bicarbonato de sódio (cerca de uma colher de chá para cada 1/2 L de água).

Adicione os vegetais, mergulhe durante dez minutos.

Esfregue com uma escova e, finalmente, passe os vegetais por água.


PARA AS FRUTAS


Frutas de casca lisa, como maçãs, nectarinas e cerejas, podem ser lavadas com bicarbonato de sódio da mesma forma que os vegetais.

As frutas vermelhas podem ser enxaguadas em água fria, escorra-as num passador e, em seguida, pode secá-las suavemente com um pano limpo antes de as comer.


Sejam orgânicos ou convencionais é importante aprender a lavar os vegetais e frutas.

Ao adicionarmos este hábito de deixar os vegetais de molho por alguns minutos ou enxaguar os produtos em água corrente ajudará a tornar os alimentos que comemos mais seguros.

Comer muitas frutas e vegetais frescos é uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde.




foto de perfil da Sandra Cóias

 

Olá,

Este é o blog The Nature´s Bazaar.

Bem-vindas(os)! 

Assine a newsletter para receber

todas as novidades.

Obrigada!

 

              © 2024 THE NATURE´S BAZAAR                                 

Subscreva a newsletter

Fantástico!! Até breve!

bottom of page